Visite nossa nova loja virtual

Aproveite e faça já seu pedido

Maravilhosa Medicina Popular de Vermort-USA

A extraordinária Medicina Popular do Vermont, estado americano situado no extremo nordeste dos Estados Unidos da América, divisa com o Canada, vem se formando desde os tempos primitivos. Ela adapta as condições do ambiente de vida no Vermont antiquíssimas leis fisiológicas e bioquímicas, visando à manutenção da saúde e do vigor físico. Mas essas leis não têm limites geográficos: suas aplicações serão eficazes em outros ambientes também. Assim, algum instinto profundo faz com que, os Vermonteses procurem os alimentos necessários à formação do organismo, isto é: uma dieta rica em carboidratos e baixo teor de proteínas, e muitos vegetais ácidos. Eles observaram, por exemplo, que quando aumentava a porcentagem de proteína na ração da marta (animal do qual se retira a pele para o comércio), elas apresentavam suas artérias e vesículas obstruídas, contraiam doenças e morriam prematuramente. Dessa forma, o bom senso dos Vermonteses faz com que observem o comportamento dos animais de criação e silvestres, as variações de climas, e a boa higiene. Sabiam escolher uma dieta de frutas, frutinhas várias, óleo puro do milho, folhas comestíveis ácidas, alimentos integrais, raízes e principalmente o sublime alimento: o mel de abelha. Assim, os naturais do Vermont - EUA tem durante gerações, conservado a saúde, a jovialidade e a longevidade ativa e produtiva. 

O Doutor DC JARVIS, famoso médico naturalista norte-americano, e suas descobertas maravilhosas sobre o vinagre de maçã natural e a medicina popular do Vermont-USA.

O doutor D.C. Jarvis, que se tornou querido pelo esforço de ir ao encontro das necessidades do povo, escrevendo livros de medicina popular, afirma em seu famoso livro, Best Seller, “Folk Medicine – A Vermont Doctor’s Guide to good Health”, que as enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, rinites, e muitas outras doenças, etc., tem a mesma origem: acúmulo de cálcio no sangue. O vinagre de Maçã é eficaz em mais de 300 doenças afirma o doutor D.C. Jarvis.

O doutor Jarvis pesquisou durante vários anos o modo de vida e dieta dos Vermonteses, onde o vinagre de maçã natural é parte integrante da sua tradição. Os costumes dos Vermonteses têm sido transmitidos de pai para filho durante gerações. Nascido no Vermont, estado do nordeste americano, depois de formado em medicina clássica, retornou ao seu antigo habitat no convívio com os velhos camponeses Vermonteses a fim de aprender, como ele mesmo afirma a medicina dos seus antepassados, que alinha um conhecimento de leis naturais antiqüíssimas aos fatos reais da vida. O estilo de vida dos Vermonteses chamou a atenção de muitas outras pessoas interessadas em aprender na prática como lidar com as mais diferentes doenças apelando para os recursos da própria natureza. 

Em suas observações e experiências, durante longos anos, chegou a conclusões seguras e revolucionárias: começou verificando que as chaleiras onde se fervem água formam com o tempo, dura camada no fundo – resultado da precipitação de sais de cálcio, magnésio, etc., e que, essa crosta, sob o efeito de vinagre de maçã, se dissolve, deixando a chaleira como nova. Igualmente comprovou que, mergulhando cascas de ovos em líquido de vinagre de maçã, estas se dissolvem lentamente. Investigou ademais, na localidade de Vermont-EUA, que pessoas que usavam o vinagre de maçã, eram muito mais saudáveis que as demais, e pareciam imunes as enfermidades e apresentavam uma extraordinária resistência física. Observou, nessa mesma localidade do Vermont, pessoas com mais de noventa anos, algumas com mais de cem anos de idade, trabalhando sem apresentar grandes esforços nas roças horas a fio, demonstrando vigor, bom ânimo, uma bela postura e excelente formação óssea, e diziam não adoecer. Inteirou-se também, que esses camponeses costumavam dar às vacas o vinagre de maçã misturado na água, fato que o levou a efetuar estudos e investigações, chegando a conclusões surpreendentes: vacas envelhecidas prematuramente, tomando porções de vinagre de maçã, rejuvenesciam; outras de mais de dez anos, que já não davam mais leite, voltaram a produzi-lo depois de três meses de tratamento. Verificou também, que os pintinhos tratados com líquido de vinagre de maçã misturado na água, tornavam-se resistentes às doenças e tinham altura e peso quase uma vez e meia que o normal e apresentavam uma bela e resistente pelugem. Por outro lado, inteirou-se também que os cavalos dessa região, tratados com o vinagre de maçã, eram muitos mais fortes e resistentes que outros não tratados com o vinagre, não demonstrando cansaço nas corridas, tinham uma vida mais longa que o normal e apresentavam um brilhante e sedoso pêlo.

Observou igualmente, que animais levados ao corte, os quais estavam recebendo tratamento idêntico, demonstraram uma perfeita consistência óssea e a medula de uma bela cor vermelha, indício de abundância de glóbulos vermelhos. É fato significativo o quão errônea é a crendice popular, segundo a qual o vinagre afeta o sangue desfavoravelmente. Desse modo, e por outras vias, o doutor Jarvis chegou à conclusão de que o mesmo sucede com o corpo humano quando se toma o vinagre de maçã natural com água e mel, já que ele possui a faculdade de dissolver o cálcio excedente acumulado no organismo, permitindo que, ao absorvê-lo, os ossos se tornem mais fortes, menos expostos às fraturas e, sobretudo, em condições de ajudar na formação de tecidos mais elásticos, flexíveis, em favor do rejuvenescimento.

Assim, o mencionado médico fundamentou sua teoria no seguinte: nosso sangue pode ser de formação ligeiramente ácida ou alcalina. Isso depende em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos. Aponta ele outros motivos: diz, por exemplo, que o clima frio, favorece o aumento de alcalinidade do sangue; que as preocupações, o medo, a ira, bem como toda a atitude e comportamento emocional negativo tem o mesmo efeito. Desse modo, contribuímos para o aumento excessivo da alcalinidade sanguínea, desregulando o equilíbrio de pH do sangue. 

A literatura médica nos diz que toda a gama de reação fisiológica do líquido extracelular tende para a alcalinidade. O sangue tem sempre uma reação alcalina e representa um quarto do líquido extracelular. Se esta alcalinidade for aumentada, ele engrossa e precipita os seus sólidos em pequenos flocos, formando os depósitos de cálcio. As paredes dos pequeninos vasos arteriais permitem a passagem da parte fluídica do sangue, da mesma forma que a tinta passa através do mata-borrão. Os pequeninos coágulos tamponam alguns capilares e, depois de algum tempo, há uma retenção de sangue, com o consequente aumento da pressão arterial e posteriormente ocorrem os depósitos de cálcio e outras substâncias minerais ao longo de artérias, vasos, articulações, etc.

Assim, em suas experiências, o doutor Jarvis percebeu o valor extraordinário do vinagre de maçã natural no tratamento e prevenção de doenças chegando a conclusões surpreendentes e esclarecedoras. Notou também a relação intima do potássio contido no vinagre de maçã natural com a saúde. A medicina popular do Vermont sustenta que o potássio é o mais importante dos minerais – o mineral dos “deuses”. O que o cálcio é para os ossos, o oxigênio para os pulmões, é o potássio para o sistema nervoso. O potássio é tão necessário à vida de qualquer ser, que sem ele não haveria vida. Ele é a ponte bioquímica que atrai os nutrientes para dentro das células. Esse mineral nunca é encontrado isolado, está sempre associado a um ácido: observou, por exemplo, que o cálcio é solúvel quando em contato com um ácido como o do vinagre de maçã. Por outras vias concluiu então, que o cálcio se precipita em meio alcalino e se dissolve em meio ácido. O cálcio excedente é um dos principais agentes endurecedores e obstrutores. 

Por outro lado, têm-se inúmeras provas de que o potássio controla o aproveitamento do cálcio no nosso organismo. Tomando o vinagre de maçã natural carregado de potássio apressa-se a consolidação ou o fortalecimento de um osso fraturado ou desmineralizado. A falta de potássio na dieta compromete a estatura dos indivíduos, sua ausência também provoca o enrijecimento da musculatura, das partes moles do corpo, os cabelos caem, a pele enruga, as unhas se quebram, as artérias se entopem e perdem sua elasticidade ou flexibilidade, e os ossos se desmineraliza, enfraquecem e se partem. 

O consumo abundante de farinha de trigo refinada, açúcar refinado, carnes, enlatados, cremes, refrigerantes, doces, etc., são prejudiciais à saúde porque contribui para o aumento da alcanilidade do sangue além de roubar os minerais orgânicos do corpo, pois, necessitam deles (já que perderam no seu processo de refinamento) para serem metabolizados. 

Afirma o doutor Jarvis que a origem da grande maioria das doenças tem como veículo o próprio sangue impuro, espesso e escuro, que distribui e deposita constantemente substâncias mortais pelo sistema ao longo dos anos. A purificação do sangue é de fundamental importância para reverter esse processo de endurecimento e envelhecimento precoce das várias estruturas moles do corpo e o secamento e calcificação das articulações em geral. Por outro lado, uma reação do sangue muito alcalina, favorece a vida das bactérias perigosas. Elas vivem e proliferam num meio alcalino em torno de 7,2 a 7,8 na escala de pH. 

Através da dieta ácida do vinagre de maçã natural observamos que se a urina estava alcalina fica ácida. Aliás, o ideal é manter sempre o pH da urina ligeiramente ácido (em torno de 6,4 pH). Diz o doutor D.C. Jarvis, que é favorável que o sangue seja ligeiramente ácido, para que se torne mais fluídico e regue todo o organismo sem dificuldade alguma, e não provoque depósitos de cálcio pelo corpo. O sangue faz uma volta completa no corpo humano em 23 segundos, e ele está então impregnado de ácido. Inundando o seu sangue com um ácido como o vinagre de maçã natural e seu potássio contido, fará com que qualquer depósito de cálcio se desfaça e circule de novo para depois ser eliminado pela urina principalmente. Esse método, repetido todo dia, livrará de depósitos calcários os canais circulatórios depois de algum tempo, explica o Dr. DC Jarvis. 

Afirma o D.C. Jarvis que a purificação do sangue faz com que a energia vital flua mais livremente pelo sistema favorecendo todos os processos vitais do corpo, impedindo a manifestação da doença.

Uma outra informação igualmente importante é a questão da água da torneira, que é a mais poderosa fonte de substâncias endurecedoras e obstrutoras do nosso corpo. Esse líquido vem carregado de substancias terrosas e outros sais que entram em contato com o sangue e posteriormente se alojam em quase todas as partes moles e articulações do corpo. Notamos esse fenômeno de obstrução, quando observamos o interior dos encanamentos de uma residência, principalmente o cano do chuveiro, que pode ficar completamente entupido com uma substância esbranquiçada - que são os depósitos calcários provenientes da passagem da água encanada. Felizmente, graças ao nosso sistema excretor que expele continuamente esses resíduos, nosso corpo se livra muito dessa carga mortal, pois, caso contrário, nos transformaríamos numa estátua de pedra em dez anos. Apesar disso os Vermonteses, observadores natos dos fenômenos naturais, sempre fizeram uso do vinagre de maçã que tem uma ação extraordinária nesse caso, pois dissolve os depósitos de cálcio excedente acumulado pelo sistema, impedindo a ação mortal desses cristais endurecedores.

Por outro lado, a melhor água para se tomar é a água de trovoada, de neve derretida, ou a água destilada carregada com a energia solar, essas águas estão livres de matérias terrosas obstrutoras e ao mesmo tempo carregada de energia vital. Saber ingerir uma água saudável é ponto importantíssimo para a manutenção da saúde durante toda a vida, principalmente para quem já apresenta algum tipo de doença como o reumatismo, por exemplo. A água pública tratada pelo processo de sedimentação, não elimina os resíduos químicos altamente danosos ao nosso corpo. Isso só é possível através da destilação. Depois da água destilada, o sistema de tratamento de água por osmose reversa, (que tem um custo mais econômico a nível doméstico), é o que mais se aproxima de um tratamento de água ideal. 

A OBESIDADE e o EMAGRECIMENTO SEGUNDO A MEDICINA POPULAR DO VERMONT:

Maçãs e vinagre de maçãs são boas fontes de pectina, que dá a sensação de saciedade, diminuindo o apetite. Provou-se que o consumo de vinagre de maçã ajuda na perda de peso mais efetivamente do que comendo maçãs cruas apenas. Geralmente, ácidos ajudam na digestão da proteína que é usada na construção de alguns de nossos hormônios, especialmente hormônio do crescimento. Este hormônio é um instrumento para quebrar células de gordura. Aumentando o ácido presente no estomago antes da refeição, você assegura uma digestão completa e aumenta a disponibilidade da proteína para a síntese do hormônio.

Proteína é necessária para a produção de insulina, que é necessária para converter glicose em energia e manter um metabolismo ativo, queimando gorduras. Novamente, o vinagre de maçã pode aumentar o seu metabolismo, aumentando a habilidade do corpo de utilizar proteínas para a formação de insulina.

O amino ácido triptofano exerce um papel fundamental assegurando bons níveis do neurotransmissor serotonina no corpo. Serotonina é um elevador do bem estar e tranquilizador natural. Baixos níveis de serotonina estão associados a doenças mentais, especialmente depressão e níveis muito baixos de serotonina podem, às vezes, levar a tendências suicidas. Como, com a produção de insulina, o vinagre de maça ajuda a liberar proteínas durante a digestão, que o corpo usa para fabricar o triptofano. Assim, começa uma reação em cadeia que conduz ao sentimento de serenidade e satisfação. O stress de alguém estar acima do peso pode induzir essa pessoa a comer mais. Manter um sentimento de bem estar é importante para evitar isso e se manter magro e saudável.

A proteína é utilizada na formação do hormônio de crescimento, substancia que mantém o metabolismo ativo enquanto estamos descansando. Por isso é importante beber vinagre de maçã antes ou durante a refeição da noite, principalmente. Numa refeição rica em proteínas o vinagre de maçã irá aumentar a disponibilidade da proteína que será convertida em amino ácido. O aumento da quebra da proteína faz com que seja estimulada a produção do hormônio do crescimento enquanto você dorme (se uma dieta rica em proteína superestimula você a noite, tente come-la mais cedo).

Porque vinagre de maçã estimula a digestão, ele também diminui o período de tempo que a gordura fica no trato digestivo, assim menos gordura será absorvida.

Vinagre de maçã melhora a absorção de ferro, um nutriente que age como ignição, um espoleta. O ferro é um componente chave em substâncias que carregam o oxigênio para as células e o mantém lá. Ácidos (como o ácido acético, ácido málico, encontrado no vinagre de maçã) ajudam a liberar o ferro do alimento que você come e torna-o mais disponível para ajudar na construção da hemoglobina (carregadora de oxigênio) e mioglobina (que atraí o oxigênio). Oxigênio é essencial para produzir energia no corpo como é essencial o fogo para acender uma lareira. A capacidade do vinagre de maçã de aumentar a utilização do ferro e de aumentar o consumo de energia no corpo que o torna um alimento de suporte na perda de peso. A formula para esse processo é assim: “Absorção de ferro - utilização do oxigênio - consumo de energia - perda de peso”.

O vinagre de maçã age no começo do processo da digestão, estimula o seu apetite e aumenta seu interesse por comidas integrais. Vinagre de maçã é conhecido como acentuador de sabor É o ingrediente secreto do Ketchup, molhos de saladas e outros condimentos, tornando mais palatável os sabores extraordinários dos alimentos integrais como as frutas, vegetais, grãos integrais, feijões - alimentos que ajuda a regular o nível de açúcar no seu sangue e aumenta seu metabolismo. O vinagre de maçã também faz diminuir sua vontade de excesso de sal e gordura.

Informações adicionais:

Há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais, enzimas essenciais e complexos de vitaminas. Igualmente, encontra-se ferro, vitaminas B12, ácido fólico (bom no combate à anemia) e elementos antioxidantes, combatem os radicais livres que produzem a decrepitude do corpo. Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas extraordinárias (contêm bactérias inimigas dos microrganismos deletérios).

O vinagre de maçã natural é rico em sais de importância fundamental para os processos bioquímicos do corpo; entre os quais o ácido málico, que entre outras funções, faz parte do chamado “ciclo de Krebs”, que sintetiza um conjunto de reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia no interior das células. Ele ajuda também na absorção dos nutrientes e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de inúmeras doenças, pois o vinagre de maçã natural ajuda na eliminação de substâncias tóxicas, produto da má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado. Temos também a pectina que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas. 

O vinagre de maçã natural é altamente diurético, ajuda na eliminação do excesso de líquidos. Deixa a pele livre de manchas e irritações, tornando-a bonita e lisa como a seda, pois tem um pH semelhante ao da pele saudável. De efeito altamente cicatrizante nos ferimentos da pele e ulceras varicosas. 

O vinagre de maçã natural tem propriedades muito parecidas com a química do suco gástrico secretado pelo estômago, e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde, facilitando a digestão. Médicos naturalistas recomendam que se faça uso de duas colheres das de sopa de vinagre de maçã natural misturado à água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxicações alimentares, ou deter um processo de intoxicação em andamento. 

A medicina popular do Vermont tem feito profundas observações sobre a absorção e a eliminação de fluídos pelas células orgânicas: absorção é chamada de hidratação, e a eliminação, desidratação. No caso de ataque de bactérias, o que ocorre é que as bactérias, necessitando umidade para se manter, tiram-na das células orgânicas. Mas se houver nestas, quantidades suficientes de potássio será ele que tirará umidade das bactérias desidratando-as e eliminando-as. 

Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais ao potássio: fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, ferro, flúor, silício e traços de diversos outros. Alguns cientistas como o médico Pires Van Koek atribuem ao vinagre de maçã natural qualidades medicinais miraculosas para a saúde e o recomenda para pessoas que desejam voltar ao seu antigo peso de uma forma natural, e também para a regularização de todas as funções orgânicas deficientes, principalmente devido a uma dieta antinatural.

Se o vinagre de maçã é benéfico em todas as idades, como elemento preventivo de acúmulo excessivo de cálcio e substâncias terrosas, obstrutoras do sistema, mais útil ainda é para quem tem exigência de treinamento corporal como atletas, bailarinos e ginastas, ou os que, em todas as circunstâncias, já se aproximam ou se encontram na velhice e ou já se encontra doente.

O doutor Gabriel Cousens, autor do livro: “Comer consciente”, recomenda o vinagre de maçã natural para a manutenção da saúde vital do corpo e para o seu equilíbrio ácido-alcalino. 

Como informação complementar de pesquisas recentes, um estudo da universidade do estado da Califórnia - USA, feito pela equipe do doutor Barry Reisberg, descobriu que os analgésicos ibuiprofeno e naproxeno podem dissolver e prevenir a formação da placa ou micro calcificação que ocorre nos tecidos do cérebro, que, acredita-se, mata os neurônios dos portadores do mal de Alzheimer e Parkison- apesar dos efeitos colaterais negativos decorrentes. Entretanto, o doutor D.C. Jarvis, há mais de sessenta anos, já tinha investigado os depósitos de cálcios e matérias terrosas como a causa de inúmeras doenças cuja origem é o acúmulo de cálcio pelo corpo. 

Para uma melhor compreensão do fenômeno da calcificação ou a deposição de cálcio, formador de placas e pedras nos tecidos, considero importante fazer uma pesquisa no google. São resultados obtidos por ressonância magnética que mostram claramente essas placas em muitas situações diferentes, nos vários órgãos. Digite na caixa de procura temas relacionados a calcificação dos tecidos do corpo humano, ou “calcificações pelo corpo humano”; ou “calcificação do cérebro”, estenda para outros órgãos, etc. Para muitas pessoas as imagens serão impactantes e surpreendentes, pois não é um assunto comentado devidamente como deveria. Isso serve como um alerta para a sociedade e pessoas que estão sofrendo dores e condições limitadoras devido a incidência de cristais depositados pelo corpo, os quais danificam órgãos, estruturas, impedem o pleno fluxo da energia vital pelo sistema. A prevenção ainda é o melhor caminho. O conhecimento sobre o assunto já constitui um passo importante para se precaver, pois prevenir ainda é melhor do que remediar. Como dizem os chineses: ”- não podemos consertar o telhado em dia de chuva”. Todo mundo sabe que a calcificação é o maior problema ao envelhecer, inclusive os Vermonteses, bebedores de vinagre de maçã vivo.

Distribuidor

Trabalhe conosco!